Primavera floral!

Apesar destes dias não estarem muito virados para o sol e o calor, a primavera já apetece e com ela os padrões florais!

As sapatilhas são a minha perdição (como sabem) e por isso, mais uma vez deixo as propostas para esta estação!

Adidas Gazelle

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Bershka

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Zara

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Converse All Star

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Diabetes gestacional

Como referi aqui, desenvolvi diabetes na gravidez.

No inicio não achei que fosse interferir muito com o dia-a-dia – estava completamente enganada! A rotina de ter de fazer o controlo diário dos valores da glicemia é chata, na primeiras semanas após o diagnostico tinha de o fazer 6 vezes por dia… agora já só são quatro (em jejum, 1 hora após o pequeno almoço, 1 hora após o almoço, 1 hora após o jantar). outra coisa muito chata, com que nunca tive de me preocupar, é o controlo na alimentação, não ingerir alimentos com muitos açúcar ou hidratos de carbono.

Por enquanto tenho conseguido controlar a situação sem necessidade de fazer insulina, somente a dieta passada pela nutricionista e algumas caminhadas têm ajudado a controlar a coisa…o que não quer dizer que com o avançar da gravidez não venha a necessitar.

O que é a diabetes gestacional?

É um tipo de diabetes que pode surgir na gravidez e que desaparece após o parto. Contudo, há a probabilidade destas mulheres entre 5 a 10 anos poderem desenvolver diabetes (com maior probabilidade nas mulheres que sofram de obesidade).

Quais as consequências da diabetes gestacional?

Pode haver um maior risco de hipertensão, o parto pode ter de ser feito por cesariana (pois o bebé tem maior risco de nascer com peso acima da média). Durante a gravidez se os valores não estão controlados, o bebé produz a sua própria insulina para controlar os valores altos de glicemia, o que pode acontecer após o nascimento é o bebé ter baixas de açúcar no sangue (hipoglicemia) e terem de ser controlados.

Como controlar a diabetes gestacional?

Devem ser feitas pelo menos 6 refeições diárias, não tendo de intervalo entre si mais do que 3 horas no máximo. Seguir uma dieta saudável e variada, a que estou a fazer é a seguinte:

8h Pequeno-almoço: 240ml de leite ou 2 iogurtes naturais ou aromas 0% açúcar; 1 pão de mistura; 1 fatia de queijo

10.30h Merenda da manhã: 1 peça de fruta; 2 bolachas tipo água e sal; 1 iogurte 0% açúcar

13h Almoço: 1 peça de fruta; sopa de legumes; prato da refeição (1/2 de legumes e hortaliças + 1/4 de carne ou peixe + 1/4 de arroz ou massa)

13.30h Merenda da tarde 1: 1 peça de fruta, 2 bolachas tipo água e sal, 1 iogurte 0% açucar

17.30/18h Merenda da tarde 2: 1 chá erva doce ou cidreira sem açúcar, 1 pão (mistura), 30gr de queijo

20.30h Jantar: 1 peça de fruta; sopa de legumes; prato da refeição (1/2 de legumes e hortaliças + 1/4 de carne ou peixe + 1/4 de arroz ou massa)

23h Ceia: 1 copo de leite ou 2 iogurtes, 2 bolachas tipo torrada

É muito importante também beber pelo menos 1,5l de água por dia!!!!!